Notícia da imprensa (Jornal da Manhã - Marília, 16/05/2010).
A implantação do Centro de Referência da Mulher, que será conhecida como Casa da Mulher, está em processo licitatório. O recurso enviado pelo governo federal, R$ 105 mil, será aplicado na compra de materiais permanentes, como de uso administrativo, para orientações, capacitações e motivações e móveis.
A Casa da Mulher vai ser instalada na esquina das ruas Bonfim e Prudente de Moraes, em parte do atual prédio da Secretaria Municipal da Educação, que será transferida para outro endereço em breve (em data ainda não estipulada).
O prédio da Secretaria da Educação vai abrigar ainda a própria Secretaria Municipal da Assistência Social, pasta responsável pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres, que implanta a Casa da Mulher.
“Vamos equipar o espaço do Centro de Referência da Mulher como uma casa. A idéia é proporcionar um ambiente acolhedor principalmente para as vítimas de violência”, mencionou a coordenadora da Mulher, Marina Ravazzi.
A coordenadora considera a conquista desse espaço feminino “um marco no fortalecimento da auto-estima da mulher e no empoderamento de seus direitos”. Ela mencionou ainda que a mulher representa 52% da população de Marília e “merece e precisa de políticas, projetos e ações”.
Em 2009, 2.500 mulheres registraram boletim de ocorrência na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) por terem sido vítimas de violência. A Coordenadoria da Mulher pretende aumentar esse número com a implantação do Centro de Referência, o que deve acontecer em aproximadamente seis meses.
Somente registram boletim de ocorrência as mulheres que já estão completamente seguras do que querem, mas muitas têm medo, vergonha ou timidez e não chegam até a delegacia. A Casa da Mulher aceitará demanda espontânea e teremos meios de encontrar e auxiliar essas vítimas”, mencionou Ravazzi.
A Casa da Mulher vai atender vítimas de violência, mas também atuará na prevenção, vinculada a atual rede de serviços do município, que abrangem as áreas de repressão ao crime (polícia), de saúde e de assistência social. Após a conclusão das licitações e o investimento em materiais permanentes e de consumo, a contrapartida do município será a destinação de funcionários.



