Morro do Alemão é mais seguro que a Zona Sul do Rio

Notícia da imprensa (Jornal do Brasil, 07/06/2010).

Os moradores do Complexo do Alemão, que não tem Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), sentem-se mais seguros do que quem mora na Zona Sul e na Barra da Tijuca. No entanto, quem vive no Alemão não se sente bem tratado pela polícia, que tem aceitação melhor nas outras duas regiões.

Essas duas conclusões estão num estudo divulgado, na segunda-feira, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mediu os índices de percepção da presença do Estado no asfalto e nas comunidades do Rio.

Foram 1.100 entrevistas entre setembro de 2009 e maio passado, elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, ambos da FGV.

Numa escala de 0 a 100 pontos, o primeiro tema foi cidadania: inclusão, justiça, segurança pública, universalismo e igualdade. Em 15 dias, serão divulgados índices sobre serviços do Estado.

Os mediadores são Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista do Ibre, e Marcelo Simas, coordenador da FGV Opinião.