III Curso de Extensão "Políticas Públicas e Juventude: Desafios teóricos e práticos"

  

Marília, 15 de agosto de 2013

Foi realizado no Campus II da Unesp de Marília nos dias 08, 09 e 10 de Agosto a terceira edição do curso de segurança pública: "Políticas Públicas e Juventude: Desafios teóricos e práticos". O curso teve apoio da Proex, da Unesp de Marília, do OSP, Departamento de Sociologia e Antropologia  e outras instituição se suma importância para o acontecimento do evento. As discussões do curso se voltaram para políticas publica  para juventude.

No primeiro dia foi abordado o tema: Representações sobre Juventude e Políticas Públicas, onde foi colocado discussão sobre o perfil dos jovens no Brasil e outros temas. Neste I módulo 51% acharam o tema muito relevante, 38% relevante e 11% pouco relevante. Já no dia 09 foi discutido o tema: Violência, Educação e Medidas socioeducativas, discussões como o endurecimento penal e medidas de internação aplicas aos menores infratores foram temas de grande relevância para produzir questões, reflexões e discussões entre os participantes no evento. Por outro lado os participantes também compartilharam suas experiências com adolescente e crianças em conflito com a lei, esta parte foi uma das partes riquíssimas do evento onde 56% dos participantes acharam o curso muito relevante e 44% relevante.

Por fim, no encerramento do curso de extensão o tema de discussão foi Protagonismo Juvenil, onde o grupo Verbo Coletivo compartilhou experiência e projetos que são executados no Espaço Juventude em Marília.  E trabalhos que foram feitos na comunidade da Vila Barros em Marília e na cidade de Tarumã. Este módulo contou com três atividades que o grupo costuma promover nas suas atividades como oficinas de teatro, lambe-lambe, grafite e rodas de conversa com os jovens. O feedback produzido nesse módulo foi de 89% dos participantes acharam o curso muito relevante e 11% relevante. Mas uma vez, para salientar o publico alvo do curso foi profissionais que trabalham com segurança pública e política pública para a juventude. E um dos objetivos geral do curso é criar forum de debates e discussões com a comunidade sobre problemas de segurança pública com ênfase em planos locais de segurança e participação comunitária.  Em breve estaremos com a cartilha dessa terceira edição do curso, que estará disponível para downloand para os interessados.

 

Raquel Barros de Melo

Coordenadora do terceiro curso de extensão

Como você avalia a atuação da Polícia Militar nos episódios da Cracolândia?

Boa, a PM fez sua parte e agiu com responsabilidade e respeito aos Direitos Humanos.
0% (1 voto)
Ruim, faltou diálogo com a comunidade e a ação policial foi permeada por arbitrariedades.
100% (2 votos)
A PM não é a principal responsável, pois cumpria uma ordem judicial.
0% (1 voto)
Não tenho opinião formada.
0% (1 voto)
Total de votos: 2