Luís Antônio Francisco de Souza

postado em: Pesquisadores | 0

Cursou Graduação (1987) e Licenciatura (1994) em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Cursou mestrado (1992) e Doutorado (1998) em Sociologia na Universidade de São Paulo, com Estágio Sanduíche na Universidade de Toronto, Canadá (1995-1996), sob supervisão de Robert W. Shirley. Pesquisador na área de História da Polícia Civil, Processo Criminal, Violência Policial, Controle Externo sobre a Polícia, Políticas de Segurança Pública, Políticas Locais de Segurança, Violência e Direitos Humanos. É Livre-Docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, campus de Marília, atuando nos cursos de Graduação em Ciências Sociais e no curso de Pós-Graduação em Ciências Sociais, no nível de mestrado e de doutorado, tendo orientado várias dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisões de pós-doutorado. Disciplinas lecionadas na Graduação: Teoria Sociológica II e Sociologia do Conhecimento. Disciplina lecionada na Pós-Graduação: Reflexões sobre Crime, Violência e Punição. É coordenador científico do Observatório de Segurança Pública (OSP), do Observatório da Condição Juvenil (OCJovem), do Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP) e do Grupo de Estudos da Condição Juvenil (Gejuve). Site dos projetos e demais atividades dos grupos: www.observatoriodeseguranca.org. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Observatório de Segurança Pública. Foi chefe do Departamento de Sociologia e Antropologia (2009-2012). Foi pesquisador visitante do IPEA ? Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, dentro do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional – PNPD, conjuntamente com a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça – SAL: Programa Pensando o Direito (2015). Coordenou pesquisas sobre vitimização da mulher no sistema de justiça criminal, edital conjunto CNPq e Secretaria de Política para Mulheres (2011-2015). Coordenou pesquisa sobre atos infracionais na Varas da Infância e Juventude em São Paulo (2011-2013). Todas as pesquisas contaram com financiamento do CNPq, da Fapesp e da Unesp. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, campus de Marília (2014-2017).

 

Identificação


Nome
Luis Antonio Francisco de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Luís Antônio F.;SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE

Formação acadêmica/titulação


1993 – 1998
Doutorado em Sociologia (Conceito CAPES 6)
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: POder de Policia, Policia Civil e práticas policiais na cidade de São Paulo (1889-1930), Ano de obtenção: 1998. 
Orientador: Maria Helena Oliva Augusto. 
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. 
Palavras-chave: Polícia; Primeira República; Reforma da Polícia; Inquérito Policial; Investigação Criminal; Poder de policia. 
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Instituições.
 
1995 – 1996
Doutorado em Estágio Sanduíche. 
Universidade de Toronto, UOFT, Canadá. 
com período sanduíche em University of Toronto (Orientador: Robert Weaver Shirley). 
Título: Poder de Policia, Polícia Civil e práticas policiais na cidade de São Paulo (1889-1930), Ano de obtenção: 1998. 
Orientador: MAria Helena Oliva Augusto. 
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. 
Palavras-chave: Polícia; Primeira República; Inquérito Policial; Investigação Criminal; Processo Criminal; Poder de policia. 
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Instituições. 
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
 
1988 – 1992
Mestrado em Sociologia (Conceito CAPES 6)
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: Policia Urbana e Ordem Disciplinar: A Polícia Civil e a Ordem Social em São Paulo, na Primeira República,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Maria Helena Oliva Augusto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. 
Palavras-chave: Polícia; Violência Policial; Primeira República; Reforma da Polícia; Inquérito Policial; Investigação Criminal. 
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência. 
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Instituições.
 
1986 – 1994
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais. 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
 
1984 – 1987
Graduação em Ciências Sociais. 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Livre-docência


2011
Livre-docência. 
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. 
Título: GOVERNO DA SEGURANÇA OU NOVOS PARADIGMAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS: balanço e avaliação das ações relativas à segurança pública., Ano de obtenção: 2011.
Palavras-chave: Segurança Pública; Políticas Públicas; Polícia; Políticas locais de segurança; Boas práticas em segurança; Conselhos Municipais. 
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência. 
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas. 
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Projetos de pesquisa


2015 – Atual
Segurança Pública, violência policial e força letal em São Paulo.
 
Descrição: O presente projeto pretende analisar a situação geral da violência letal no Estado de São Paulo, de forma a permitir comparações e propor políticas públicas de controle do uso da força. Para contemplar este objetivo, o projeto pretende atingir três objetivos específicos, tais como compreender a situação atual das sobre mortes em ações policiais (de policiais e de não-policiais), verificar como estão sendo realizados os procedimentos de investigação destas mortes, e, por último, qual é o papel das Corregedorias e das Ouvidorias de Polícia em relação às mortes em ações policiais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2014 – 2016
A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista
 
Descrição: Tomando como referência empírica mudanças urbanas recentes ocorridas em São Paulo, capital e cidades do interior, este projeto pretende investigar os diferentes nexos que articulam processos de gestão dos espaços urbanos, governo das populações, instituição de dispositivos securitários e criação de novos mercados, bem como os campos de conflito que se configuram em torno dessas formas de controle e gestão dos espaços urbanos, de modo a contribuir para a elaboração de uma cartografia política da cidade. Dessa perspectiva, a análise enfatiza a tendência à adoção de estratégias crescentemente militarizadas de gestão de espaços e territórios urbanos considerados de risco. Essas estratégias estão estreitamente relacionadas a uma expansiva policialização de condutas e ao desenvolvimento de dispositivos jurídicos de exceção. Ao debruçar-se sobre as mudanças que hoje redefinem o funcionamento dos mercados ilegais e informais da cidade, as operações securitárias de intervenção em espaços urbanos e os impactos decorrentes da política de encarceramento em massa, a investigação busca compreender a face atual desse processo de gestão militarizada de espaços urbanos. Sem desconhecer as práticas e as tradições que plasmaram uma concepção militarizada de segurança pública no Brasil, o que importa assinalar é o possível engate contemporâneo entre esse padrão histórico de controle social militarizado e as tendências que impulsionam um urbanismo militar de novo tipo. Desse ponto de vista, trata-se de refletir sobre os desafios que o reforço recíproco entre esses processos ? a um tempo locais e globais ? põem para a consolidação da democracia e do estado de direito no Brasil, bem como sobre os limites e as possibilidades que se apresentam para o campo das resistências e das contra-condutas. Projeto Temático Fapesp. Líder: Vera da Silva Telles. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Integrante / Marcos César Alvarez – Integrante / Fernando Affonso Salla – Integrante / Rodolfo Arruda Leite de Barros – Integrante / Vera da Silva Telles – Coordenador / Joana D’Arc Teixeira – Integrante / Rosângela Teixeira Gonçalves – Integrante / Laurindo Dias Minhoto – Integrante / Gabriel Feltran – Integrante / Emanuela Lopes – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Outra.
2014 – 2015
Diagnóstico das condições de atuação e das consequências da ação policial.
 
Descrição: Pensando o Direito: Diagnóstico das condições de atuação e das consequências da ação policial. CHAMADA PÚBLICA IPEA/PNPD Nº 043/2014. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional ? PNPD do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento ? PROMOB. O presente projeto pretende analisar a situação geral da violência letal nos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, de forma a permitir comparações e propor políticas públicas de controle do uso da força nos três estados. Para contemplar este objetivo, o projeto pretende atingir três objetivos específicos, tais como compreender a situação atual das sobre mortes em ações policiais (de policiais e de não-policiais), verificar como estão sendo realizados os procedimentos de investigação destas mortes, e, por último, qual é o papel das Corregedorias e das Ouvidorias de Polícia em relação às mortes em ações policiais, nos três estados indicados.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Coordenador / Rodolfo Arruda Leite de Barros – Integrante / Rosângela Teixeira Gonçalves – Integrante / Emanuela Lopes – Integrante.
2011 – 2013
Segurança pública e os atos infracionais nas varas da infância e da juventude no Estado de São Paulo (1991-2010)
 
Descrição: No mundo contemporâneo, percebe-se um crescente apelo favorável ao endurecimento penal. Esse apelo se dá no mesmo momento em que se entende que o sistema de justiça criminal está em profunda crise, no que diz respeito aos mecanismos e práticas de controle do crime e do criminoso. Ao mesmo tempo, dissemina-se a corrosão das perspectivas sociais de jovens diante do quadro crescente de aumento das desigualdades sociais e de crise do emprego. Diante disso, não apenas o poder público acaba sinalizando que não é competente para dar conta do aumento da margem de déficit social legado pelo neoliberalismo, como também estimula saídas punitivas para aqueles problemas que não menos que duas décadas atrás eram objeto de reivindicações e ampliação dos direitos. A montante da criminalidade organizada e da corrosão do espaço público são adendos importantes a indicar aos juízes que estes precisam definir sua atuação em termos de proteção da sociedade ou de proteção dos direitos individuais e/ou coletivos. Enfim, esse quadro complexo, pode colocar o poder judiciário diante da utilização de instrumentos necessários na direção do endurecimento em relação aos jovens que se envolvem com a criminalidade. Os jovens em conflito com a lei, nesse sentido, tornaram-se objeto de medidas contraditórias, mesmo diante do quadro jurídico do Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabeleceu a doutrina da proteção integral dos jovens. O presente projeto, partindo de um amplo debate sobre o ECA e sobre sua recepção pelos operadores técnicos do direito, pretende investigar o processo de sentenciamento dos jovens que cometem atos infracionais, identificando as razões pelas quais a doutrina da proteção integral pode estar cedendo espaço para uma leitura da lei a partir da ótica da lei e da ordem. Essa pesquisa será realizada junto às varas especializadas em infância e juventude no Estado de São Paulo e privilegiará a percepção dos operadores técnicos do direito.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
2010 – 2015
A construção social da vitimização: perfil das mulheres vítimas de violência no sistema de justiça criminal: São Paulo e Pará
 
Descrição: O presente projeto pretende estudar o perfil da vitimização feminina nas instituições da justiça criminal em dois estados brasileiros que, por sua vez, possuem peculiaridades inerentes às suas realidades. Parte-se do pressuposto de que as mulheres enfrentam forte discriminação e se encontram em desvantagem social e simbólica nas instituições da justiça criminal o que aponta para um paradoxo: a recente legislação voltada para a proteção da mulher vítima de violência doméstica ainda não consegue dar conta de suas atribuições. A identificação do perfil de vitimização e a compreensão de que esta está fortemente interligada à vulnerabilidade social das mulheres no Brasil podem contribuir para a elaboração de políticas públicas específicas, em consonância ao II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e Relatório do Grupo de Trabalho voltado para as Mulheres Encarceradas. Serão levados em consideração os perfis das mulheres que sofreram violência sexual, mulheres submetidas ao encarceramento e à internação em unidades para jovens. Assim, pretende-se verificar se há correlação entre os perfis das mulheres nestes três processos de vitimização em que o encarceramento precoce, a violência sexual e o cárcere podem surgir como pontos de articulação das várias formas de violência em que a mulher brasileira, sobretudo em seus estratos mais baixos, está submetida. Para realizar a pesquisa, o projeto pretende se concentrar em duas capitais (São Paulo e Belém) e em algumas cidades do interior destes dois Estados. O presente projeto pretende dar continuidade à pesquisa que vem sendo financiada pelo CNPq relativa aos editais MCT/CNPq/SPM-PR/MDA, Nº 020/2010, processo 402514/2010-6 e Nº 32/2012, processo 405220/2012-0.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Coordenador / Rodolfo Arruda Leite de Barros – Integrante / Flávia Cristina Silveira Lemos – Integrante / Joana D’Arc Teixeira – Integrante / Rosângela Teixeira Gonçalves – Integrante / Giane Silva Sousa – Integrante / Adriana Elisa de Alencar Macedo – Integrante / Larissa Delle Siquinelli – Integrante / Taciano de Paula Diniz – Integrante / Paula Cristina Moraes – Integrante / Emanuela Lopes – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
2007 – 2009
Observatório de Cidadania e Justiça em Assis. Rede de instituições, profissionais e atores sociais na Região de Assis
 
Descrição: As instituições, entidades e os gestores da área de cidadania e justiça não dispõem de instrumentos satisfatórios de avaliação, acompanhamento e controle social sobre as políticas públicas, sobretudo, aquelas relacionadas à cidadania, justiça, segurança alimentar, saúde, educação e de defesa da infância e da adolescência. Há na região de Assis instituições, onde trabalham profissionais, com formação em diferentes áreas do conhecimento, desenvolvendo ações interessantes, porém, de forma desarticulada. O projeto pretende promover a criação de instrumentos de acompanhamento, avaliação, aprimoramento e controle social das políticas públicas relacionadas às áreas mencionadas, na região oeste do Estado de São Paulo.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Integrante / José Luiz Guimarães – Coordenador / Luiz Carlos Rocha – Integrante / Luis Fernando Rocha – Integrante / Olga Ceciliato Mattioli – Integrante / Maria de Fátima Araújo – Integrante / Rodolfo Arruda Leite de Barros – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
2005 – 2012
Observatório de Segurança Pública. Boas práticas em segurança no Estado de São Paulo
 
Descrição: Pesquisa, desenvolvimento e implantação de sítio na Internet para acompanhamento das boas práticas em Segurança Pública no Estado de São Paulo. O presente projeto procura dar continuidade às pesquisas que tiveram lugar no âmbito do projeto de Observatório de Segurança Pública (OSP). Pretende-se, a partir de um amplo levantamento de dados disponíveis nas mais variadas fontes de pesquisa, avaliar as políticas de segurança pública, no Estado de São Paulo, em termos de avanços, permanências e retrocessos. O objetivo principal é mapear as boas práticas em segurança pública no Estado de São Paulo. As pesquisas realizadas no período de 2005 a 2007estão sendo gradualmente disponibilizadas no site sobre Boas Práticas em Segurança Pública, voltado para o acompanhamento das principais questões, iniciativas, debates e projetos de segurança pública . O site pretende disponibilizar acesso a todas estas informações, manter acesso a relatórios, dados e bibliografia nacional e internacional especializada em segurança pública. O site foi lançado de forma provisória e, atualmente, está em fase de testes. Seu aperfeiçoamento prevê, além da continuidade das pesquisas e do aprofundamento da reflexão sobre o novo marco da segurança pública ? uma segurança cidadã – a promoção de cursos de atualização sobre segurança e pretende acompanhar os programas de segurança nos municípios, Estados e do Plano Nacional de Segurança Pública. No presente projeto, portanto, além da atualização e manutenção do site do Observatório, pretende-se acompanhar mais de perto as boas práticas em segurança pública. Para tanto, o projeto enviará pesquisadores previamente preparados e que já estão integrados à pesquisa na área, para, através de técnicas de observação direta (documentação, observação, entrevistas, coleta de dados, acompanhamento dos processos) avaliar as boas práticas. Site: www.observatoriodeseguranca.org. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Coordenador / Marcos César Alvarez – Integrante / André Rosemberg – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 26
2005 – 2008
Contratos Locais de Segurança
 
Descrição: Identificação e acompanhamento das principais iniciativas de segurança e polícia locais no estado de São Paulo. Reflexão acadêmica sobre seu significado, perspectivas e limitações. O projeto parte das experiências consideradas bem-sucedidas de Contratos Locais de Segurança implementadas na França através do Ministério do Interior.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Luis Antonio Francisco de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

Produções


 

1.
SOUZA, Luís Antônio F.. Novas configurações do controle da loucura no Brasil: da crise do grande internamento ao modelo de atendimento descentralizado. REVISTA NEP – NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR, v. 4, p. 00-00, 2018.


2.
SOUZA, Luís Antônio F.; SERRA, C. H. A. . Estado de exceção, gestão militarizada dos ilegalismos e as novas configurações da infâmia no Brasil contemporâneo?. REVISTA NEP – NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR, v. 4, p. 00-00, 2018.


3.
SOUZA, Luís Antônio F.; ROMERO, G. S. . Dispositivo Letal no Estado de São Paulo: Revisão do Debate Contemporâneo sobre o Uso da Força Policial e Considerações para o Futuro. REVISTA TOMO, v. 32, p. 129-162, 2018.


4.
SOUZA, Luís Antônio F.; SERRA, C. H. A. . Militarização e punição: algumas reflexões. TD. TEORIA E DEBATE, v. 178, p. 00, 2018.


5.
SOUZA, Luís Antônio F.; SIQUINELLI, L. D. . Confinar para submeter: um estudo sobre as condições de encarceramento de mulheres no Brasil contemporâneo. AMBIVALÊNCIAS, v. 06, p. 130-152, 2018.


6.
SOUZA, Luís Antônio F.. A Violência policial em páginas de redes virtuais: impactos das notícias falsas na opinião pública. Complexitas – Revista de Filosofia Temática, v. 3, p. 16-27, 2018.


7.
SOUZA, Luís Antônio F.. As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.. Sociedade em Debate, v. 22, p. 104-156, 2016.


8.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE; MAGALHAES, B. R. ; ROMERO, G. S. ; VALERA, M. F. . Risco, mercado criminal e interações violentas: etnografia de um conjunto habitacional periférico numa cidade média do estado de São Paulo. SOCIEDADE E CULTURA (IMPRESSO), v. 19, p. 07-20, 2016.


9.
SOUZA, Luís Antônio F.; BARROS, R. A. L. . Sociedade punitiva, morte e guerra: uma releitura a partir de Michel Fooucaullt. Estudos de Sociologia (São Paulo), v. 20, p. 36-56, 2015.


10.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE. Dispositivo militarizado da segurança pública. Tendências recentes e problemas no Brasil. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 30, p. 207-223, 2015.


11.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE; BATTIBUGLI, T. . O difícil caminho da reforma: A polícia e os limites do processo de reforma pós-redemocratização. Dilemas, v. 7, p. 293-319, 2014.


12.
SOUZA, Luís Antônio F.; BATTIBUGLI, T. . Os desafios da reforma da polícia no Brasil. Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online), v. 35, p. 49-60, 2014.


13.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE; TEIXEIRA, J. D. ; GONCALVES, R. T. . Meninas confinadas. Perfil das jovens em cumprimento de medida de internação em São Paulo e no Pará. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 01, p. 01-20, 2014.


14.
SOUZA, Luís Antônio F.. Indisciplina e militarismo na polícia de São Paulo (1889-1930). Histórica (São Paulo. Online), v. 59, p. 001, 2013.


15.
SOUZA, Luís Antônio F.. Militarismo, conflitos e indisciplina nas práticas policiais em São Paulo, Primeira República. História Unisinos, v. 16, p. 346-356, 2012.


16.
SOUZA, Luís Antônio F.. Políticas de Segurança no Brasil: Desafios Diante das Novas Agendas. Revista Estudos de Política, v. 01, p. 09-29, 2012.


17.
SOUZA, Luís Antônio F.. Ordem social, Polícia Civil e justiça criminal na cidade de São Paulo (1889-1930). Revista de História (USP), v. 162, p. 179-204, 2010.


18.
SOUZA, Luís Antônio F.. Delegados de polícia e a gestão cotidiana da violência em São Paulo, final do século XIX. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 83, p. 01-25, 2010.


19.
SOUZA, Luís Antônio F.. Dilemas e hesitações da modernidade tardia e a emergência da sociedade de controle. Revista Mediações (UEL), v. 15, p. 78-99, 2010.


20.
SOUZA, Luís Antônio F.. Controle social e moralidade na republicana cidade de São Paulo. Histórica (São Paulo. Online), v. 35, p. 03, 2009.


21.
SOUZA, Luís Antônio F.. A condição humana, a volta da política e a análise do mal. Revista Curso de Direito da Faculdade Campo Limpo Paulista, v. 7, p. 07-19, 2009.


22.
SOUZA, Luís Antônio F.; ROSEMBERG, A. . Notas sobre o uso de documentos judiciais como fonte de pesquisa histórica. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 5, p. 01-15, 2009.


23.
SOUZA, Luís Antônio F.. Violência no Brasil e políticas de segurança pública.. Composição: Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, v. 5, p. 53-69, 2009.


24.
SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia, violência e patrimonialismo em São Paulo (1989-1930). Métis (UCS), v. 6, p. 69-91, 2007.


25.
SOUZA, Luís Antônio F.. Tráfico Internacional de Mulheres, Adolescentes e Crianças. Desafios sociais, legais e institucionais na nova democracia do Brasil.. Revista do Curso de Direito da Faculdade Campo Limpo Paulista – Faccamp, São Paulo, v. 45, n.03, p. 33-54, 2005.


26.
SOUZA, Luís Antônio F.. A administração da Justiça Criminal e a experiência de São Paulo na Primeira República. Justiça & História, Porto Alegre, v. 5, n.9, p. 189-246, 2005.


27.
 SOUZA, Luís Antônio F.. Criminologia, direito penal e justiça criminal no Brasil: uma revisão da pesquisa recente. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, v. 59, p. 81-108, 2005.


28.
SOUZA, Luís Antônio F.. Administração da justiça na América portuguesa e desdobramentos das práticas inquisitoriais. Um ensaio de sociologia histórica. Revista do Curso de Direito da Faculdade Campo Limpo Paulista, São Paulo, v. 44, p. 73-90, 2004.


29.
SOUZA, Luís Antônio F.; ALVAREZ, M. C. ; SALLA, F. A. . Políticas de Segurança Pública em São Paulo: uma perspectiva histórica. Justiça & História, Porto Alegre, v. 04, p. 173-196, 2004.


30.
SOUZA, Luís Antônio F.. Segurança pública, polícia e violência policial. Perspectivas diante do endurecimento penal.. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 51, p. 253-288, 2004.


31.
SOUZA, Luís Antônio F.. Obsessão securitária e a cultura do controle. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 20, p. 161-165, 2003.
Citações:1
32.
SOUZA, Luís Antônio F.; SALLA, F. A. ; ALVAREZ, M. C. . A sociedade e a lei: o Código Penal de 1890 e as novas tendências penais na Primeira República. Justiça & História, Porto Alegre, v. 3, n.6, p. 97-130, 2003.


33.
SOUZA, Luís Antônio F.. Compromisso com a diferença: a sociologia jurídica nos cursos de direito. Revista do Curso de Direito da Faculdade Campo Limpo Paulista, São Paulo, v. 1, p. 07-24, 2003.


34.
 SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia, direito e poder de polícia. A polícia brasileira entre a ordem pública e a lei. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 43, p. 295-322, 2003.


35.
SOUZA, Luís Antônio F.. Crimes violentos: desafios para uma política de segurança pública. Jornal de Psicologia, CRP São Paulo, São Paulo, v. 135, p. 08-10, 2003.


36.
SOUZA, Luís Antônio F.. A Crise da esfera pública e a descrença no contrato social. Humanas (Porto Alegre), v. 25, p. 211-235, 2003.


37.
 SOUZA, Luís Antônio F.. Efeitos da crise da esfera pública na segurança. Perspectivas teóricas e históricas. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, n.38, 2002.


38.
SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia e Policiamento no Brasil. Mudanças recentes e tendências futuras. Boletim IBCCRIM, São Paulo, n.113, 2002.


39.
 SOUZA, Luís Antônio F.; PINHEIRO, Paulo Sérgio . Participação Política e organizações da sociedade civil em novas democracias. Cadernos do Nosso Tempo, nova série, São Paulo, v. 1, n.5, 2001.


40.
SOUZA, Luís Antônio F.. Violência policial e o papel da perícia médica. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, n.33, 2001.


41.
SOUZA, Luís Antônio F.. Unificação das polícias: reforma urgente e necessária. Democracia Viva, Rio de Janeiro, n.11, 2001.


42.
SOUZA, Luís Antônio F.. Tendências atuais nas áreas de segurança pública e de polícia: revisitar Foucault ou uma nova sociedade do controle?. Cadernos da FFC. Unesp, Marília – SP, v. 9, n.1, 2000.


43.
SOUZA, Luís Antônio F.. Sociabilidade, cultura e violência no espaço urbano: Leituras e reflexões.. Rua. Revista do Nudecri. Unicamp, Campinas, n.5, 1999.


44.
 SOUZA, Luís Antônio F.. Autoridade, violência e reforma policial. A polícia preventiva através da historiografia de língua inglesa. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 12, n.22, 1998.


45.
SOUZA, Luís Antônio F.. O processo de urbanização de São Paulo e os Projetos de Edificação de Ramos de Azevedo. Uma visão a partir de documentos do Arquivo Histórico Municipal. Revista Cidade, São Paulo, n.5, 1998.


46.
SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia Civil, Classe Trabalhadora e Delinqüência: uma revisão. Revista Plural, São Paulo, v. 1, n.1, 1994.


Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, Luís Antônio F.; CORREA, L. M. M. (Org.) . Dilemas da sociedade brasileira contemporânea : as novas configurações da economia, da violência e dos espaços comunicacionais. 1. ed. Marília/São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2018. v. 01. 180p .


2.
SOUZA, Luís Antônio F.; MAGALHAES, B. R. (Org.) ; SABATINE, T. T. (Org.) . Desafios à segurança pública: controle social, democracia e gênero. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 228p .


3.
SILVA, L. M. P. (Org.) ; SABATINE, T. T. (Org.) ; MAGALHAES, B. R. (Org.) ; SOUZA, Luís Antônio F. (Org.) . Olhares plurais para o cotidiano. Gênero, sexualidade e mídia. 01. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. v. 01. 184p .


4.
SOUZA, Luís Antônio F.; MAGALHAES, B. R. (Org.) ; SABATINE, T. T. (Org.) . Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito. Marília: Cultura Acadêmica, 2011.


5.
ANJOS, R. S. A. (Org.) ; ROSEMBERG, F. (Org.) ; SOUZA, Luís Antônio F. (Org.) . Terra, território e sustentabilidade. São Paulo: Contexto, 2011.


6.
SOUZA, Luís Antônio F.. Lei, cotidiano e cidade. Policia Civil e práticas policiais na São Paulo republicana (1889-1930). São Paulo: Ibccrim, 2009. 496p .


7.
SOUZA, Luís Antônio F.. Politicas de Segurança Pública no Estado de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. v. 1. 222p .


8.
SOUZA, Luís Antônio F.. Sociologia da Violência e do Controle Social. 1. ed. Curitiba: Iesde, 2008. v. 1. 176p .


9.
SOUZA, Luís Antônio F.. Sociologia Jurídica: estudos sobre sociologia, direito e sociedade. Porto Alegre: Síntese, 1999. v. 1. 250p .


Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, Luís Antônio F.; ROMERO, G. S. . Segurança pública, polícia e prisão no Brasil contemporâneo Uma introdução ao debate. In: Helena Schiessl Cardoso; Leandro Gornicki Nu­nes; Luana de Carvalho Silva Gusso. (Org.). Criminologia contemporânea: crítica às estratégias de con­trole social. 01ed.Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2018, v. 01, p. 01-15.


2.
SOUZA, Luís Antônio F.; GUSSO, L. C. S. . Novas tendências da militarização da Segurança Pública no Brasil. In: Luis Antônio Francisco de Souza; Lays Matias Mazoti Corrêa. (Org.). Dilemas da sociedade brasileira contemporânea : as novas configurações da economia, da violência e dos espaços comunicacionais. 1ed.Marília/São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2018, v. 1, p. 29-46.


3.
SERRA, C. H. A. ; SOUZA, Luís Antônio F. ; GUSSO, L. C. S. . Fissuras do Estado de Direito: o dispositivo militarizado de segurança e punição no Brasil contemporâneo. In: Juliana Melo; Daniel Simião; Stephen Baines. (Org.). Ensaios sobre justiça, reconhecimento e criminalidade.. 1ed.Natal: EDURN, 2016, v. , p. 001-020.


4.
OLIVEIRA, I. V. ; SOUZA, L. P. ; SOUZA, Luís Antônio F. . Jovens em unidades femininas de privação de liberdade nos estados do Pará e de São Paulo. In: Lemos, Flávia Cristina Silveira. (Org.). Crianças, adolescentes e jovens: políticas inventivas transversalizantes. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 217-230.


5.
MACEDO, A. E. A. ; ARRUDA, A. B. ; SOUZA, Luís Antônio F. . Práticas em uma unidade socioeducativa de privação de liberdade. In: Lemos, Flávia Cristina Silveira. (Org.). Crianças, adolescentes e jovens: políticas inventivas transversalizantes. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 249-260.


6.
SOUZA, Luís Antônio F.; TEIXEIRA, J. D. ; GONCALVES, R. T. . Entre a fantasia e a realidade. Perfil e trajetória das jovens que cumprem medida de internação na Fundação Casa de São Paulo. In: MARQUES, Verônica Teixeira; SILVA, Waldimeiry Correa da. (Org.). Políticas Públicas de Proteção aos Direitos Humanos: Educação e Segurança Pública. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. , p. 299-332.


7.
SOUZA, Luís Antônio F.; BATTIBUGLI, T. . A reforma da polícia, um debate necessário.. In: Martinelli, João Carlos José. (Org.). Antologia de Direito da UniAnchieta. 1ed.Jundiaí: Editora In House, 2014, v. , p. 87-104.


8.
SOUZA, Luís Antônio F.. Violence, Firearms and Society in Contemporary Brazil. In: Heraldo Lorena Guida. (Org.). Firearms in Brazil: Public Policies and Impacts on Auditory Health. 1ed.Hauppauge, NY: Nova Science Publishers, 2014, v. 01, p. 01-31.


9.
SOUZA, Luís Antônio F.. Militarização da segurança pública no Brasil. In: MARTINS, H. T.; LOURENÇO, L. C.. (Org.). Criminalidade, direitos humanos e segurança pública na Bahia. 01ed.Slavador: Editora da UFRB, 2014, v. 01, p. 001-035.


10.
SOUZA, Luís Antônio F.; LEMOS, F. C. S. ; MACEDO, A. E. A. ; ARRUDA, A. B. . Medidas socioeducativas de privação de liberdade para meninas no Pará. In: MATTIOLI, O. C.; ARAUJO, M. F.. (Org.). Violência, direitos humanos e políticas públicas. 01ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 01, p. 69-90.


11.
SOUZA, Luís Antônio F.. Militarização da segurança no brasil contemporâneo. Um exame do legado da ditadura nos 50 anos do golpe militar de 1964. In: Vieira, Rosângela de Lima. (Org.). Ecos da ditadura na sociedade brasileira (1964-2014). 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. 01, p. 231-248.


12.
SOUZA, Luís Antônio F.; TEIXEIRA, J. D. ; OLIVEIRA, I. V. . Breves anotações a respeito da vulnerabilidade e violência: condições de mulheres no sistema de justiça criminal. In: Flávia Cristina S. Lemos; Ana Lúcia S. da Silva; Cristiane S. Santos; Débora Linhares da Silva. (Org.). Transversalizando no ensino, na pesquisa e na extensão. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 01, p. 380-400.


13.
SOUZA, Luís Antônio F.. Avanços e dilemas dos direitos humanos no mundo contemporâneo. In: Daniela Bucci, José Blanes Sala, José Ribeiro de Campos. (Org.). Direitos humanos: proteção e promoção. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2012, v. , p. 255-284.


14.
SOUZA, Luís Antônio F.. Políticas Públicas e o debate sobre segurança no Brasil. In: Rita de Cássia Biason. (Org.). Questões contemporâneas de politicas públicas. 1ed.São Paulo: Editora Unesp, 2012, v. 1, p. 60-70.


15.
SOUZA, Luís Antônio F.. Sociedade punitiva e novas dinâmicas da segurança nos municípios brasileiros. In: Luis Antônio Francisco de Souza; Boris Ribeiro Magalhães; Thiago Teixeira Sabatine. (Org.). Desafios à segurança pública: controle social, democracia e gênero. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. , p. 205-222.


16.
SOUZA, Luís Antônio F.; SABATINE, T. T. ; MAGALHAES, B. R. . Atos de coragem. Territórios e tensões entre travestis, imprensa e polícia numa cidade do interior de São Paulo. In: Larissa Pelúcio, Luis Antônio Francisco de Souza; Boris Ribeiro Magalhães; Thiago Teixeira Sabatine. (Org.). Olhares plurais para o cotidiano. Gênero, sexualidade e mídia. 01ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 01, p. 162-177.


17.
SOUZA, Luís Antônio F.; TEIXEIRA, J. D. ; OLIVEIRA, I. V. . Vulnerabilidade e violência: notas preliminares sobre a situação das mulheres no sistema de justiça criminal. In: MARQUES, Verônica Teixeira, SPOSATO, Karyna Batista, FONSECA, Vania. (Org.). Direitos Humanos e Política Penitenciária. 1ed.Maceió: Edufal, 2012, v. , p. 71-86.


18.
SOUZA, Luís Antônio F.. Disciplina, biopoder e governo: contribuições de Michel Foucault para uma analítica da modernidade. In: Souza, Luís Antônio Francisco de; Magalhães, Boris Ribeiro; Sabartine, Thiago Teixeira. (Org.). Michel Foucault : sexualidade, corpo e direito. Marília: Cultura Acadêmica, 2011, v. , p. -.


19.
SOUZA, Luís Antônio F.. Violência, crime e políticas de segurança pública no Brasil contemporâneo. In: Luís Antônio Francisco de Souza. (Org.). Politicas de Segurança Pública no Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 1, p. 13-32.


20.
SOUZA, Luís Antônio F.; MARCHIORI, T. ; OLIVEIRA, I. V. ; FERREIRA, G. L. . O sistema policial no estado de São Paulo e o processo de reforma pós-redemocratização. In: Luís Antônio Francisco de Souza. (Org.). Politicas de Segurança Pública no Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 1, p. 33-52.


21.
SOUZA, Luís Antônio F.; BORGES, D. C. A. . A violência policial como teste às políticas de segurança pública. In: Luís Antônio Francisco de Souza. (Org.). Politicas de Segurança Pública no Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Cultura Academica, 2009, v. 1, p. 77-90.


22.
SOUZA, Luís Antônio F.; MARCHIORI, T. ; OLIVEIRA, I. V. ; SCHMIDT, N. C. ; SILVA, D. G. . Politicas locais de segurança pública. In: Luís Antônio Francisco de Souza. (Org.). Políticas de Segurança Pública no Estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Cultura Academica, 2009, v. 1, p. 177-201.


23.
SOUZA, Luís Antônio F.. Paradoxos da modernidade vigiada: Michel Foucault e as reflexões sobre a sociedade de controle. In: Lucila Scavone; Marcos César Alvarez; Richard Miskolci. (Org.). O legado de Foucault. 1ed.São Paulo: Editora da Unesp, 2006, v. 1, p. 241-259.


24.
SOUZA, Luís Antônio F.. Policia, poder de polícia e criminalidade numa perspectiva histórica. In: Andrei Koerner. (Org.). História da Justiça Penal no Brasil: pesquisas e análises. 1ed.São Paulo: Ibccrim, 2006, v. 1, p. 59-82.


25.
SOUZA, Luís Antônio F.. Direitos humanos e violência: a geografia do crime e a insegurança na cidade e na região metropolitana de São Paulo. In: Carvalhaes, Cid Célio Jayme. (Org.). Desgaste físico e mental do cotidiano médico. São Paulo: Sindicato dos Médicos de São Paulo, 2002, v. , p. 130-143.


26.
SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia, Crime e Processo Criminal. A administração da justiça na Primeira República (1889-1930). In: Bueno, Roberto. (Org.). Os limites da liberdade. Estudos jurídicos e sociológicos. São Paulo: Del Rey, 2001, v. , p. -.


27.
SOUZA, Luís Antônio F.. A crise da esfera pública e das teorias do contrato social numa ordem global. In: Bueno, Roberto. (Org.). Dilemas da Globalização: teoria liberal e ordem jurídica no mundo contemporâneo. São Paulo: Cultural Paulista, 2000, v. , p. -.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Luís Antônio F.; ROMERO, G. S. . O poder de morte da PM-SP. Le Monde Diplomatique, São Paulo, 17 maio 2017.


2.
SOUZA, Luís Antônio F.. Os limites do modelo policial brasileiro contemporâneo. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 14 – 15, 01 nov. 2013.


3.
SOUZA, Luís Antônio F.. Segurança Pública como prolema global e sua gestão no âmbito dos municípios. Jornal Unesp, São Paulo, p. 04 – 04, 01 abr. 2012.


4.
SOUZA, Luís Antônio F.. A militarização da segurança. Le Monde Diplomatique (Brasil), São Paulo, p. 08 – 09, 01 mar. 2012.


5.
SOUZA, Luís Antônio F.. As políticas de ação afirmativa existentes são suficientes para combater a desigualdade racial. Correio Braziliense, Brasília, 06 jul. 2001.


Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Luís Antônio F.; VEIGA, L. C. C. . Novas configurações do controle da loucura no Brasil: da crise do grande internamento ao modelo de atendimento descentralizado.. In: IX Seminário Nacional Sociologia e Política, 2018, Curitiba. Anais IX Seminário Nacional de Sociologia & Política. Curitiba: UFPR, 2018. p. 01-15.


2.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE; BATTIBUGLI, T. . Dilemas institucionais da segurança pública brasileira (pós-1946 e pós- 1985). In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017. v. 01. p. 01-20.


3.
SOUZA, Luís Antônio F.; SERRA, C. H. A. . Punição, dispositivos de controle e militarização no Brasil contemporâneo.. In: 41º Encontro Anual da ANPOCS, 2017, Caxambu. 41º Encontro Anual da ANPOCS, 2017. v. 01. p. 01-22.


4.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE; BATTIBUGLI, T. . O Brasil e a militarização mundial da segurança pública urbana. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017. v. 01. p. 01-15.


5.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE. Novas dimensões da militarização da segurança pública no Brasil. In: 36º Encontro Anual da Anpocs, 2012, Caxambu – MG. Anais do Evento, 2012.


6.
SOUZA, Luís Antônio F.. Políticas Públicas e a área da segurança no Brasil. Debate em torno de um novo paradigma. In: 35º Encontro Nacional da Anpocs, 2011, Caxambu – MG. Anais do 35º Encontro Anual da Anpocs, de 24 a 28 de outubro de 2011, em Caxambu/MG., 2011.


7.
SOUZA, Luís Antônio F.. Políticas Públicas e a área da segurança no Brasil.. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba – PR. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011.


8.
SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia e patrimonialismo em São Paulo (1889-1930). In: VIII Encontro Estadual de História: História e Violência, 2006. Anais do VIII encontro estadual de história. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006.


9.
SOUZA, Luís Antônio F.. Modernidade vigiada. In: Seminário Internacional Foucault Perspectivas, 2004, Florianópolis – SC. Anais do Seminário Internacional Foucault Perspectivas, 2004.


10.
ALVAREZ, M. C. ; SOUZA, Luís Antônio F. . Paradoxos da modernidade vigiada: Michel Foucault e as reflexões sobre a sociedade de controle. In: Seminário: o legado de Foucault, 2004. O legado de Foucault. São Paulo: Editora da Unesp, 2004.


11.
SOUZA, Luís Antônio F.. Anotações sobre a violência, o crime e os direitos humanos. In: VI Seminário da Faculdade de Serviço Social: a conjuntura contemporânea e a violência, 2003, São Paulo. Revista Perfil & Vertentes. Assis, SP: Unesp, 2003. v. 15. p. 1-19.


Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia Civil, especialização policial e especificação do crime (1910-1928). In: XIX Simpósio Nacional de História da ANPUH: História e Cidadania, 1997, Belo Horizonte – MG. Anais do XIX Simpósio Nacional de História da ANPUH: História e Cidadania, 1997.


2.
SOUZA, Luís Antônio F.. As Instituições Sociais e a Historiografia brasileira. In: 43a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, 1991, Rio de Janeiro – RJ. Anais da 43a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, 1991.


Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE; SERRA, C. H. A. . Segurança pública, desmilitarização e punição no Brasil. In: VIII Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2017, Curitiba. Anais do VIII Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2017.


2.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE; SERRA, C. H. A. . Fissuras do Estado de Direito: o dispositivo militarizado de segurança e punição no Brasil contemporâneo. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre – RS. Sociologia e diálogos transnacionais, 2015.


3.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE. Mulheres confinadas: perfil das mulheres vítimas de violência no sistema de justiça criminal no Brasil. In: 55 ICA International Congress of Americanists, 2015, El Salvador. 55 ICA Program, 2015.


4.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE. A construção social da vitimização. Perfil das mulheres vítimas da violência no sistema de justiça criminal. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. A sociologia como artesanato intelectual, 2013. p. 82.


5.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE. Políticas Públicas e a área de segurança no Brasil: Debate em torno de um novo. In: 54º ICA. International Congress of Americanists., 2012, Viena. 54 ICA Program, 2012.


6.
SOUZA, LUÍS ANTÔNIO FRANCISCO DE. Avanços e dilemas dos Direitos Humanos no Brasil contemporâneo. In: 54º ICA. International Congress of Americanists., 2012, Viena. 54 ICA Program, 2012.


7.
SOUZA, Luís Antônio F.. Michel Foucault: modernidade entre disciplina e controle. In: Seminário Internacional Michel Foucault: perspectivas, 2004, Florianópolis. Anais do Seminário Michel Foucault: perspectivas. Florianópolis, 2004.


8.
SOUZA, Luís Antônio F.. Lazer, Urbanismo, Violência Urbana. In: 13o. Encontro Nacional de Recreação e Lazer: lazer, transdisciplinaridade e educação, Enarel, 2001, Natal – RN. Anais do 13o. Enarel, 2001.


Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, Luís Antônio F.. Dossiê: Segurança Pública e Justiça Criminal, desafios à Sociologia no Brasil. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


2.
SOUZA, Luís Antônio F.; MAGALHAES, B. R. ; SABATINE, T. T. . Desafios à segurança pública: controle social, democracia e gênero. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


3.
SOUZA, Luís Antônio F.. Apresentação. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


4.
SOUZA, Luís Antônio F.; ANJOS, R. S. A. ; ROSEMBERG, F. . Prefácio. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


5.
SOUZA, Luís Antônio F.. As Relações Internacionais como área do conhecimento. São Paulo – Marília, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


6.
SOUZA, Luís Antônio F.. Polícia e democracia. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


7.
SOUZA, Luís Antônio F.. Violências e segurança no mundo contemporâneo. Araraquara-SP: Unesp, 2009 (Organização de dossiê).


8.
SOUZA, Luís Antônio F.. Violência e segurança no mundo contemporâneo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


9.
SOUZA, Luís Antônio F.. Apresentação. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, Luís Antônio F.. Plano Municipal de Segurança Pública. 2011.


2.
SOUZA, Luís Antônio F.. Pesquisa de vitimização na Cidade de Pompéia – SP. 2010.


3.
SOUZA, Luís Antônio F.. Contratos Locais de Segurança. 2002.


4.
SOUZA, Luís Antônio F.. Saiba como reduzir o risco de ser vítima da violência. 2002.


5.
SOUZA, Luís Antônio F.. Direitos Humanos e Direito Humanitário nas Polícias Militares do Brasil. 2000.


6.
SOUZA, Luís Antônio F.. Programa de pré e pós ocupação em conjuntos habitacionais em São Paulo (projeto Cingapura). 1999.


Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Brasileira de História da Educação. 2014.


2.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Cadernos de Campo. 2014.


3.
SOUZA, Luís Antônio F.. Comissão de Análise de Projetos de Extensão. 2013.


4.
SOUZA, Luís Antônio F.. Editora da Universidade Federal da Bahia. 2013.


5.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Aurora. 2013.


6.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Kinesis. 2013.


7.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Primeiros Estudos. 2013.


8.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Eletrônica de Educação. 2013.


9.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Brasileira de Ciência Política. 2013.


10.
SOUZA, Luís Antônio F.. Comissão de Análise de Projetos de Extensão. 2012.


11.
SOUZA, Luís Antônio F.. Avaliação externa do Programa PIBIC-CNPq. 2012.


12.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Plural. 2012.


13.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Estado e Sociedade. 2012.


14.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Estudos de Sociologia. 2012.


15.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Tempo Social. 2012.


16.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Brasileira de Ciências Criminais. 2012.


17.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Primeiros Estudos. 2012.


18.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Direito, Estado e Sociedade. 2012.


19.
SOUZA, Luís Antônio F.. Comissão de Análise de Projetos de Extensão. 2011.


20.
SOUZA, Luís Antônio F.. Avaliação externa do Programa PIBIC-CNPq. 2011.


21.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Brasileira de Ciências Criminais. 2011.


22.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Contemporânea. 2011.


23.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista de Sociologia e Política. 2011.


24.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Habitus. 2011.


25.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista BIB da Anpocs. 2011.


26.
SOUZA, Luís Antônio F.. Conselho Editorial de Periódicos da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp. 2011.


27.
SOUZA, Luís Antônio F.. XXII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2010.


28.
SOUZA, Luís Antônio F.. !4 Concurso de Monografias do Ibccrim. 2010.


29.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Brasileira de História. 2010.


30.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista BIB da Anpocs. 2010.


31.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Ideias. 2010.


32.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Baleia na Rede. 2010.


33.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Interseções. 2010.


34.
SOUZA, Luís Antônio F.. Avaliador do CYTED Coorperación IberoAmericana. 2010.


35.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista de Sociologia e Política. 2010.


36.
SOUZA, Luís Antônio F.. Artigo científico para Revista Brasileira de Ciências Socaiis. 2009.


37.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para projeto de pesquisa. 2009.


38.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para artigo científico revista Aurora. 2009.


39.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para projeto de pesquisa. 2009.


40.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para projeto de pesquisa. 2009.


41.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para artigo científico Revista Opinião Pública. 2009.


42.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para projeto de pesquisa. 2009.


43.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2009.


44.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista História Social. 2009.


45.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Habitus. 2009.


46.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Educação em Revista. 2009.


47.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para Revista Três Pontos. 2008.


48.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para artigo científico. 2008.


49.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista de Sociologia e Política. 2008.


50.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Educação em Revista. 2008.


51.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Educação em Revista. 2008.


52.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para Revista Três Pontos. 2007.


53.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para projeto de Pesquisa. 2007.


54.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para Revista Sociologia e Política. 2007.


55.
POSSAS, L. V. ; SOUZA, Luís Antônio F. . V Semana de Relações Internacionais: Relações Internacionais como área do conhecimento. 2007.


56.
SOUZA, Luís Antônio F.. Observatório de Segurança Pública. 2006.


57.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Tempo Social. 2006.


58.
SOUZA, Luís Antônio F.; POSSAS, L. V. . III Semana de Relações Internacionais: idéias e cultura nas relações internacionais. 2005.


59.
SOUZA, Luís Antônio F.. Proposta de Reforma da Grade Curricular do Curso de Relações Internacionais. 2005.


60.
SOUZA, Luís Antônio F.. Projeto Integrado de Pesquisa. 2005.


61.
SOUZA, Luís Antônio F.. Comissão de Publicações. 2005.


62.
SOUZA, Luís Antônio F.. Projetos e relatórios de pesquisa. 2005.


63.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer adhoc para Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2005.


64.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para projeto de Pesquisa. 2003.


65.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer sobre projeto de pesquisa. 2003.


66.
SOUZA, Luís Antônio F.. Parecer para Revista Tempo Social. 2003.


67.
SOUZA, Luís Antônio F.. Tráfico Internacional de Mulheres e Crianças. Aspectos Regionais e Nacionais, Brasil. 2002.


68.
SOUZA, Luís Antônio F.. A construção das Políticas de Segurança Pública e o Sentido da Punição. 2002.


69.
SOUZA, Luís Antônio F.. Comissão Especial para a Redução da Letalidade em Ações Policiais. 2001.


70.
SOUZA, Luís Antônio F.. Convênio Capes-Cofecub. 2000.

Entre em contato:

OSP
Seguir OSP:

O Observatório de Segurança Pública da UNESP é um portal da Internet que procura facilitar acesso às informações sobre Segurança Pública no Estado de São Paulo.