Quem somos


O Observatório de Segurança Pública da UNESP – OSP – é um portal da Internet que procura facilitar acesso às informações sobre Segurança Pública no Estado de São Paulo, com ênfase às Boas Práticas.
 
O OSP documenta, acompanha e avalia as políticas de segurança pública, ressaltando as principais iniciativas, debates e projetos no período de 1989 a 2020. As informações sobre criminalidade, polícia, administração da justiça criminal e iniciativas locais de segurança ficam disponíveis aos interessados.
 
Os dados disponibilizados no portal são resultado de diferentes pesquisas, realizadas ao longo dos anos, com destaque para pesquisas sobre atos infracionais e medidas socioeducativas, violência policial, políticas de segurança pública, administração de conflitos urbanos e condições de mulheres em situação de confinamento, dentre outras.
 
O OSP também disponibiliza referências bibliográficas nacionais e internacionais sobre segurança pública, polícia e justiça criminal, bem como dá ênfase aos relatórios, projetos, ações e estratégias de enfreamento dos problemas da segurança pública.
 
Ao mesmo tempo, o OSP pretende estabelecer links com instituições públicas e privadas, centros de estudos, universidades e grupos de pesquisa que se dedicam às questões relacionadas à segurança pública, bem como construir espaços para troca de informações, ideias, debates e projetos bem-sucedidos em segurança pública.
 
O portal vem sendo mantido com recursos proveniente de pesquisas que receberam suporte financeiro do CNPq, da FAPESP, da FUNDUNESP e da Comissão Permanente de Pesquisa da Unesp. Tem vínculo com o Departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp, Campus de Marília, articulando pesquisadores, projetos e grupos de pesquisa.
Desde 2023, o OSP passou a se denominar Observatório de Segurança Pública e Relações Comunitárias porque está se constituindo como espaço de contato com a comunidade local para efetivação de atividades e projetos de extensão universitária, com ênfase nas questões sociais, de gênero e raciais. Nesse sentido, estudantes de graduação da Unesp de Marília e a comunidade local podem procurar o OSP para a realização de atividades de extensão que envolvem essencialmente uma busca ativa para estabelecer diálogos e parcerias nas áreas da segurança, justiça, educação, gestão urbana, saúde e assistencial, com ênfase nas comunidades cujo acesso às políticas públicas foi, historicamente, desfavorecido.