O Observatório de Segurança Pública da UNESP – OSP – é um portal da Internet que procura facilitar acesso às informações sobre Segurança Pública no Estado de São Paulo, com ênfase às Boas Práticas.

O OSP documenta, acompanha e avalia as políticas de segurança pública, ressaltando as principais iniciativas, debates e projetos no período de 1989 a 2010. As informações sobre criminalidade, polícia, administração da justiça criminal e iniciativas locais de segurança ficam disponíveis aos interessados.

O OSP também disponibiliza referências bibliográficas nacionais e internacionais sobre segurança pública, polícia e justiça criminal, bem como dá ênfase aos relatórios, projetos, ações e estratégias de enfreamento dos problemas da segurança pública.

Ao mesmo tempo, o OSP pretende estabelecer links com instituições públicas e privadas, centros de estudos, universidades e grupos de pesquisa que se dedicam às questões relacionadas à segurança pública, bem como construir espaços para troca de informações, idéias, debates e projetos bem-sucedidos em segurança pública.

O portal é mantido com recursos da FAPESP, da FUNDUNESP, do CNPq e da Comissão Permanente de Pesquisa da Unesp. Tem vínculo com o Departamento de Sociologia e Antropologia e com o Instituto de Políticas Públicas (IPPMar) da Unesp, Campus de Marília, articulando pesquisadores, projetos e grupos de pesquisa.