MPRJ avalia usar perícia independente para investigar as 28 mortes no Jacarezinho

Por G1: Força-tarefa do órgão diz que uso de um perito de fora seria feito por meio de convênio ou contratação.

Veja mais

Sociólogo aborda crescimento dos casos de depressão à luz do neoliberalismo

Por Editora Unesp: Mobilizando diversas áreas do saber, Elton Corbanezi examina como a saúde mental ganhou status de dispositivo que redesenha a fronteira do normal e do patológico a partir de processos biopolíticos.

Veja mais

Os questionamentos à compra federal de um sistema de vigilância

Por Nexo Jornal.

Veja mais

O devir-Nóia das mulheres da Cracolândia: a vida no limiar entre dependência, confinamento e resistência

Por Eduardo Dyna e Thaina Sales: Os usuários de crack, comumente conhecido por “Nóias”, circulam em um local itinerante no centro de São Paulo/Brasil, chamado de “Cracolândia”. Rejeitados pelos seus familiares, e incompreendidos pelo Estado e assistentes sociais, os Nóias são excluídos da sociedade não-drogada, que os considera sujos e anormais. Contraposto a esse ideal que é definido como “padrão molar” por Deleuze e Guattari, propomos que o Nóia constitui-se como um devir resistente, e, mais precisamente, a mulher usuária de crack é ainda mais potente em sua resistência. Assim, elas viveriam no limiar entre dependência (sendo quimicamente dependentes da droga), confinamento (em relação aos seus próprios corpos e sociedade), e resistência (formando uma contra conduta ao padrão molar). A partir de uma análise do discurso com revisão documental e bibliográfica, analisamos essas existências, em busca do devir-nóia que emerge das usuárias.

Veja mais

Conheça o Instituto Marielle Franco

O Instituto Marielle Franco é uma organização sem fins lucrativos, criada pela família de Marielle, com a missão de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário.

Veja mais
Por favor, aguarde...

Media

Mantenha contato

Amigos

Foto de perfil
Luis Fernando Vascon
@luis-vascon