Minicurso 26 – IV Diálogos sobre História – Ciclo de minicursos online da UFPR e UFTPR – 2025
INSCRIÇÕES para o minicurso 26: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1NkoOp9LyjA6hChioKMI65sFVMYr3vQtF8Ex2KS064i72pw/viewform
Evento grátis, online e com certificado.
RESUMO: Este minicurso tem como objetivo investigar, sob a perspectiva crítica, a trajetória histórica do Primeiro Comando da Capital (PCC), com recorte histórico a partir de seu surgimento (1993), sua expansão e os desdobramentos atuais. A partir de pesquisas acadêmicas e diversas fontes de dados, serão examinadas as origens, transformações organizacionais, dimensões política-criminais, impactos sociais e modos de representação midiática do PCC. O recorte espacial acompanha a atuação do PCC em cidades, periferias e prisões de São Paulo, estendendo-se a outras Unidades Federativas e à zona de fronteira do Brasil com países vizinhos, onde a organização amplia sua presença e influência. O público-alvo inclui estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais interessados em segurança pública, criminologia, sociologia, relações internacionais e áreas correlatas. Justifica-se a proposta pela centralidade do PCC no debate público e na vida cotidiana da população brasileira, o que torna urgente a produção de conhecimento crítico e historicamente contextualizado sobre suas formas de atuação e suas implicações sociais. O objeto “PCC” está cada vez mais se tornando complexo nas suas atuações entre o legal e ilegal, além de configurar como governança criminal em determinados territórios, produzindo sua ordem, regras e condutas para as populações, além de regular os mercados, mercadorias e o fluxo de pessoas. O minicurso busca, portanto, contribuir para a compreensão das dinâmicas criminais contemporâneas, segurança pública, violência e articulando aspectos locais e transnacionais que envolvem o fenômeno.
Conteúdo programático e/ou metodológico:
A proposta do minicurso será trabalhada em 6 vídeos que totalizarão 4 horas, utilizando
referências bibliográficas pré estabelecidas na descrição e conteúdo dos vídeos, além do
uso de slides, imagens e outros recursos pedagógicos para auxiliar os alunos a situar-se
no conhecimento proposto. A exposição será fundamentada através da investigação de saberes sociológicos, das ciências sociais, relações internacionais e historiografia, com análise de conceitos-chave e contextos históricos presentes nas fontes: PCC; Crime Organizado; Estado penal e políticas de segurança pública; Dinâmicas criminais; Tráfico de drogas; Megarrebeliões, Projeto Paraguai, Disputas de poder entre as alianças criminais; Exportação de drogas para outros continentes; Produção de ordem e seus mecanismos; Sociologia da Violência. Em razão do tema delicado, será realizada a exposição com os devidos cuidados para não infringir as regras de conduta da plataforma YouTube.
A estrutura do minicurso será dividida em 6 vídeos, ministrada por dois expositores e pesquisadores da área, que no total dará 4 horas de conteúdos:
Vídeo 1: Introdução ao minicurso – 20 minutos: Apresentação do conteúdo a ser ministrado e da forma de avaliação.
Vídeo 2: Surgimento do PCC e os primeiros desdobramentos (1993-2001) – 50 minutos: A fundação no interior paulista e a primeira megarrebelião.
Vídeo 3: Mudanças internas e consolidação do PCC (2002-2010) – 50 minutos: Segunda megarrebelião e nova organização.
Vídeo 4: Expansão nacional e internacionalização (2011-2016) – 50 minutos: Fortalecimento e as rotas do crime.
Vídeo 5: Disputas entre as alianças criminais e novas atividades (2017-2025) – 50 minutos: O crime nos dias de hoje.
Vídeo 6: Conclusão – 20 minutos: Conclusão da disciplina.
Atividade avaliativa: Orientação geral do evento: a atividade será entregue apenas pelo formulário oficial do evento, a ser disponibilizado posteriormente. Deverá contemplar, no mínimo, 200 palavras, e no máximo, 600 palavras, de forma exclusivamente textual. Menções a imagens ou gráficos deverão ser feitas por meio de links.
Atividade proposta: Considerando o caráter complexo e multidimensional do Primeiro Comando da Capital (PCC), faça a atividade, a partir do conteúdo das aulas, APENAS de uma das opções a seguir:
A) Elabore algumas medidas de combate ao PCC (combate ao crime) a partir da reflexão das videoaulas;
B) Desenvolva um texto sobre a complexidade do PCC por questões que envolvam algo de sua experiência, de reportagens da mídia ou de acontecimentos históricos.
C) Elabore uma resenha crítica, relacionando os conteúdos apresentados nas exposições, a partir da pergunta: Por que o PCC ainda existe?

O Observatório de Segurança Pública da UNESP é um portal da Internet que procura facilitar acesso às informações sobre Segurança Pública no Estado de São Paulo.








