CPI das Bets: Cordialidade e obscenidade brasileira

A sessão da CPI das Bets, ocorrida em 13 de maio de 2025, protagonizada pela influenciadora digital Virgínia Fonseca, explicitou não apenas o vínculo entre o mercado de apostas e figuras públicas: revelou, de modo obsceno e cordial, o colapso simbólico das instituições políticas brasileiras. Este ensaio propõe uma leitura crítica do episódio a partir das noções de cordialidade (Holanda, 1995) e obscenidade (Marcuse, 2024), entendendo-as, no contexto brasileiro, como sintomas de um capitalismo periférico em estado avançado de decomposição e reestruturação.

Análise do ciclo de debates sobre Centro Pop e população em situação de rua

Este trabalho pretende analisar os avanços e desafios das políticas para a população em situação de rua no Brasil nos últimos anos. Este esforço se deu pela participação dos autores na Oficina Centro POP: práticas, avanços e desafios para a qualificação do serviço especializado para pessoas em situação de rua(2024), promovida pela Coordenação-Geral de Proteção Social Especial de Média Complexidade. A análise dos dados se concentrará nos relatos dos profissionais de 11 Centros Pop que participaram da oficina na região Sudeste. A pesquisa analisou as normativas sobre o tema, desde 2008. Os desafios apresentados pelos participantes ao longo da oficina serão analisados em quatro eixos: 1) Infraestrutura e investimentos; 2) Delimitação do público-alvo e garantia de acesso; 3) Intersetorialidade e parcerias; 4) Teoria, estruturação e prática das políticas públicas, a partir da discussão teórica sobre a discricionariedade de burocratas de nível da rua (LIPSKY 2019; LOTTA 2012; ASSIS 2023). O objetivo, portanto, é aprofundar a reflexão sobre as políticas públicas direcionadas à população em situação de rua, buscando compreender tanto os avanços alcançados no âmbito normativo quanto às dificuldades encontradas na sua operacionalização pelos profissionais da área.

Nota crítica sobre o livro Realidades virtualizadas e o contexto brasileiro: problematizações e resistências

O livro Realidades virtualizadas e o contexto brasileiro: problematizações e resistências é uma coletânea publicada no ano de 2024, que parte da premissa de que o virtual não substitui o real, mas o transforma, criando assim realidades virtualizadas onde tempo, espaço e relações sociais se reconfiguram. Organizada em duas partes, a coletânea combina quatorze artigos com reflexões teóricas e estudos empíricos, abordando em um primeiro momento, as problematizações das realidades virtualizadas, e posteriormente, as resistências que emergem nesse contexto.

Os acordos da trégua entre PCC e CV: Mudanças na conjuntura político-criminal das facções no Brasil

O OSP traz uma nova pesquisa sobre as dinâmicas das organizações criminais do Brasil. Este artigo tem como objetivo, explorar o período que entrou em vigor o salve da trégua entre o PCC e CV, que totalizou quase 3 meses de aceno para uma retomada ao diálogo, investigando quais foram as limitações, disputas e acordos deste evento em diversas regiões do Brasil.

Convite para Submissão de Resumos – Simpósio Online 65″Os Direitos Humanos na Era das Realidades Virtualizadas”

O X Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar é realizado pelo Ius Gentium Conimbrigae, Centro de Direitos Humanos sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em co-realização com o Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos do Brasil. A comissão Organizadora, abaixo relacionada, convida toda a comunidade académica para um momento de reflexão e de debates acerca de diferentes e relevantes problemáticas sócio-jurídicas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos. A proposta deste evento académico internacional é fomentar, conforme sua proposição temática, a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

Os acordos da trégua entre PCC e CV. O fim de uma velha aliança: expansão, internacionalização e conflitos

O Observatório de Segurança Pública e Relações Comunitárias (OSP) traz como objetivo, uma investigação preliminar dos acontecimentos do processo de trégua entre o PCC e o CV. Serão efetuados dois artigos sobre esse tema, sendo este, o primeiro, discutindo o processo da ruptura da guerra entre as facções em 2016, a expansão para rotas comerciais no Paraguai e outros países vizinhos ao Brasil, a formação das alianças criminais e as condições de massacres ao longo deste período violento.