Entre os dias 31 de agosto a 23 de novembro ocorrerá o I Minicurso “Por uma Educação Antirracista”, na modalidade virtual. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Ensino e Pesquisa Educação e Sociedade (LEePES) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC/UNESP), Universidade de Marília (PROEX/UNIMAR), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília, Conselho Municipal de Educação, Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária (NUPE) e Grupo FERES (Feminismos e Resistências).

O minicurso, em caráter de formação continuada, tem como público alvo, especialmente, docentes da rede pública de ensino de Marília, licenciandos(as) e profissionais da Educação em geral.

No contexto da educação básica, há uma demanda permanente de suprir algumas lacunas na formação docente, no que se refere ao ensino e aprendizagem das relações étnico-raciais e ao letramento racial necessário para desnaturalizar preconceitos, discriminações e desigualdades raciais nos contextos escolares e na sociedade.

Diante disso, consideramos que uma formação consistente acerca dessa temática é a base para a consolidação de uma educação antirracista e democrática no sentido mais abrangente do termo.

Esta iniciativa também está alinhada com o propósito da extensão, um dos pilares fundamentais da universidade pública. A extensão universitária propicia a emancipação dos cidadãos e cidadãs, uma vez que permite socializar o acúmulo do conhecimento sistematizado na universidade com a comunidade como um todo, visando contribuir para o seu desenvolvimento, conforme as necessidades concretas apontadas por ela.

Na perspectiva do ensino e da pesquisa, a parceria entre a universidade e as escolas públicas também é um ponto profícuo desta formação. Os grupos sociais minoritários presentes no espaço acadêmico, sobretudo a intelectualidade negra, e o Movimento Negro Brasileiro têm enfatizado que a realidade social é permeada por desigualdades socioeconômicas que podem apresentar especificidades a depender da cultura, da desigualdade racial, de gênero e da sexualidade dos sujeitos sociais. Tal perspectiva de conhecimento desafia a ciência a compreender as justaposições das dimensões socioeconômicas, culturais, políticas de forma a não as hierarquizar. (GOMES, 2009, p. 421).

Nesse sentido, as proposições de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007) nos permitem inferir que, além de propiciar uma educação antirracista – o que, por si mesma, expressa grande relevância -, o ensino das relações étnico-raciais visa formar cidadãos(ãs) conscientes da importância da promoção da igualdade de direitos sociais, civis e políticos, bem como do direito de ser, viver e pensar com autonomia, de forma a assegurar o direito de expressão dos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais. Desse modo, as práticas de ensino e aprendizagem baseadas na afirmação das diferenças e no reconhecimento e combate às desigualdades contribuem para formar sujeitos comprometidos com discussões de interesses comuns, capazes de valorizar as narrativas, experiências e contribuições de diferentes grupos sócio raciais, com a habilidade de negociar prioridades e elaborar ações propositivas que possam contemplar a coletividade.

Assim, esperamos que o presente minicurso seja relevante para a formação de professores(as) e corrobore a desconstrução das violências raciais que podem incidir, direta ou indiretamente, no cotidiano escolar. Esperamos ainda que esta formação mobilize questionamentos e debates que possam construir, junto ao público participante, uma proposta democrática de educação e, portanto, uma proposta de educação antirracista.

A programação completa, bem como a lista com os(as) convidados pode ser conferida através do link: https://doity.com.br/minicurso-por-uma-educacao-antirracista

Comissão Organizadora

Mais informações

As inscrições estão encerradas, mas o público interessado pode acompanhar as mesas pelo canal Educação Antirracista: LEePES, pelo Youtube.

O Observatório de Segurança Pública da UNESP é um portal da Internet que procura facilitar acesso às informações sobre Segurança Pública no Estado de São Paulo.