Especialista fala sobre a disputa de facções no interior de SP entre Bonde do Magrelo e Primeiro Comando da Capital (PCC)

Eduardo Armando Medina Dyna é doutorando em sociologia pela UFSCar, pesquisador do Observatório de Segurança Pública e especialista nas dinâmicas do crime organizado em São Paulo, analisa as disputas entre o Bonde do Magrelo e PCC em Rio Claro e região central do Estado de São Paulo.

O que é “Narcoterrorismo”?

A entrevista é com Eduardo Dyna, mestre em Ciências Sociais e pesquisador do Observatório de Segurança Pública da Unesp. Em artigo recém-publicado, o pesquisador busca evidenciar a fragilidade no uso desses termos, e de que forma grupos políticos exploram as contradições na segurança pública em benefício próprio.

Dispositivos de sexualidade e midiatização: Uma análise foucaultiana sobre plataformas de conteúdo sexual digital

Este texto apresenta uma análise foucaultiana sobre o funcionamento de plataformas digitais de conteúdo sexual, como OnlyFans e Privacy, compreendendo-as como dispositivos contemporâneos de produção de subjetividades, governo dos corpos e gestão da sexualidade. A partir das contribuições de Michel Foucault e de estudos recentes sobre sociabilidade digital, midiatização e trabalho sexual, discute-se como essas plataformas articulam relações de poder, saber e economia, ao mesmo tempo que moldam novas formas de erotismo, identidade e autonomia. O trabalho destaca as experiências, motivações e desafios enfrentados por criadoras de conteúdo adulto, evidenciando tensões entre agência, precarização, estigma social e governamentalidade algorítmica. Por fim, apresenta uma proposta de pesquisa que combina etnografia digital e análise de discurso para investigar as dinâmicas sociotécnicas e políticas que estruturam o trabalho sexual plataformizado nas sociedades conectadas.

Anais do II Seminário Michel Foucault

Anais do II Seminário Michel Foucault, realizado pelo GESP, FERES, OSP, LAREVI e pela UNESP. O evento consolidou um espaço de reflexão e debate sobre temas centrais da obra foucaultiana, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes em torno de discussões teóricas e análises contemporâneas. Aqui você encontra os textos completos apresentados durante o seminário.

Narco-Estado, Narco-Terrorismo e o Crime Organizado: PCC, CV, TCP e Milícias

O objetivo central deste artigo é desnaturalizar os termos Narco-Estado e Narco-Terrorismo no contexto brasileiro, não se concentrando a realidade de outros países, para assim evidenciar sua fragilidade conceitual e os interesses dos agentes que os utilizam. Para isso, o texto propõe analisar o conteúdo epistêmico dos argumentos e discursos empregados pelos sujeitos que instrumentalizam seu uso, apontando suas falácias e limitações teóricas-analíticas.